Finanças Islâmicas: “Entrar em ROSCA” (Associações Rotativas de Crédito e Depósitos)

Sukuk

Recebi a seguinte mensagem de um seguidor: “descobri seu blog faz pouco tempo e estou sempre acompanhado. Confesso que não entendo alguns posts, pois sou formado em Ciências da Computação e meu conhecimento sobre economia ainda é básico, mas muitos trazem informações diversas e de fácil compreensão.

Bom, na verdade eu enviei este e-mail porque me surgiu algumas dúvidas quanto a reportagem do “Estadão” abaixo:

Finanças Islâmicas vivem boom apesar da religião proibir pagamento de juros

Eu não entendi muito o que é uma ROSCA. Você poderia escrever um post sobre isso ou me esclarecer algumas dúvidas?

Eu entendi que a pessoa faz o depósito nesta conta conjunta e deixa o dinheiro a disposição de outros, porém não tem retorno sobre isso, o foco é só ajudar e estimular que as pessoas que foram ajudadas prossigam com a ideia. É isto mesmo? Quem deixou o dinheiro a disposição pode retirá-lo depois? A pessoa que deixou o dinheiro à disposição dos outros perderia dinheiro por conta da inflação, pois pelo que entendi não existe ganho sobre isso, certo?

Espero que possa me esclarecer sobre essa dúvida, assim como já fez com vários de seus posts.

Parabéns pela qualidade das informações e pela frequência de atualização do blog.”

A reportagem citada, em resumo, era a seguinte. Continuar a ler

Leave a comment